Um contributo do C.T. de Desporto da ESSA, desenvolvido na Área Tecnológica Integrada 07/08

Um contributo do C.T. de Desporto da ESSA, desenvolvido na Área Tecnológica Integrada 07/08

Início Quem somos Portfólio Objectivos Análise SWOT Contactos Ligações

2007-10-09

Objectivos

O Curso Tecnológico de Desporto visa a formação de jovens para um perfil
que se especifica em dois tipos:
1 – ORGANIZAÇÃO DESPORTIVA
Esta especificação permite ao aluno adquirir saberes e competências para o exercício profissional na área da Organização Desportiva.
2 – DINAMIZAÇÃO DESPORTIVA
Esta especificação permite ao aluno adquirir saberes e competências para o exercício profissional na área da Dinamização Desportiva.
Este perfil implica determinar o espaço de intervenção profissional futura, evitando ambiguidades com outras profissões, em particular as que advêm da obtenção de graus de formação superior em Educação Física e Desporto.
Assim, deve ser claro o seu papel de apoio ao desenvolvimento de actividades no campo específico das actividades físicas e/ou desportivas. Importará então privilegiar, antes do mais, as capacidades relativas à caracterização das realidades, à promoção de bons diagnósticos, ao entendimento dos procedimentos de decisão tomados ao nível adequado e à consequente transposição para as tomadas de decisão ao nível da implementação, decorrentes das anteriores.
É neste contexto de formação que entendemos contribuir para uma caracterização da realidade desportiva do Barreiro, criando para isso uma Carta Desportiva do Barreiro interactiva, onde seja possível ao utilizador o acesso a informações facilitadoras da prática desportiva.
Assim pretende-se:
- Caracterizar o parque desportivo do concelho;
- Identificar os hábitos de prática desportiva da população, e sua distribuição em função do género, escalão etário e freguesia de residência;
- Diagnostigar as principais carências e necessidades;